Limpeza de ar condicionado previne doenças

Antes mesmo do verão começar, muitas pessoas e empresas já começaram a realizar a limpeza preventiva dos ar condicionados, já que é neste período que o tempo fica mais seco e as pessoas mais propícias a doenças. Com a manutenção preventiva é possível prevenir infecções e doenças respiratórias, causadas por bactérias que se instalam no utensílio que contém resíduos de sujeiras.

Cada vez mais o ar condicionado vem se tornando um item indispensável em nosso dia-a-dia, aumentando assim os riscos de contaminação. Por isso, é importante mantê-lo sempre limpo e higienizado para garantir além de um clima agradável, um ar puro e de qualidade, evitando a disseminação de doenças.

A falta de limpeza do sistema de ar condicionado propicia o desenvolvimento de micro-organismos, como fungos e bactérias, que podem levar os ocupantes de ambientes climatizados a contraírem doenças respiratórias, infecciosas ou alérgicas. A bactéria Legionella pneumophyla é a mais perigosa, pois causa a legionelose, que pode se manifestar de duas formas: um tipo grave de pneumonia, chamada legionário, e a febre de Pontiac.

air conditioning repairs 8Um caso emblemático aconteceu em 1998, quando o ex- Ministro das Telecomunicações, Sérgio Motta, faleceu devido à infecção pulmonar, causada por falta de manutenção no ar condicionado de seu gabinete. O político contraiu a bactéria e veio a óbito poucos dias depois.

Por diversas vezes, a Anvisa é acionada em empresas para avaliação dos aparelhos. Em 90% dos casos os empreendimentos não possuem o Pmoc (Plano de Manutenção Operação e Controle), documento que a Anvisa exige para todos os estabelecimentos, públicos ou privados, que tenham instalado em suas dependências equipamentos de ar condicionado com carga térmica igual ou superior a 60.000/btus.

Devido a sua importância, o Pmoc virou uma Lei Federal, que determina quando, o que, e por quem devem ser realizadas as manutenções preventivas. O objetivo é garantir a qualidade do ar interior em ambientes climatizados, zelando também pela vida dos seus ocupantes.